11 Fatos sobre cachorros que provavelmente você não sabia




Se você acha que sabe tudo sobre cachorros, pense novamente. Mesmo que os cachorros vivam à nossa volta há muito tempo, você ainda vai a tempo de encontrar algo surpreendente nesta matéria. Por exemplo, você sabia que o nariz de um cachorro não é só apenas sensível ao olfato, como é tão único e multifuncional que provavelmente podemos chamá-lo de mini-computador?



Cachorros não se originaram de lobos



Acredite ou não, os lobos modernos não são ancestrais dos cachorros. Cachorros são descendentes de uma espécie totalmente diferente que desapareceu há milhares de anos. Os modernos lobos americanos e europeus são apenas parentes muito distantes dos cães, apesar do fato de seu DNA corresponder em 99%.

Os cachorros são ‘campeões’ no que diz respeito à variedade de tamanhos e formas.



Devido ao processo de criação, atualmente temos uma enorme variedade de raçasde cachorros com diferentes cores, tamanhos, formas, peles e características físicas. O número de raças de cães é maior do que qualquer outro mamífero, doméstico ou selvagem. Acredita-se que existam mais de 400 raças de cães no mundo e esta é, na verdade, apenas uma estimativa, já que estão constantemente crescendo devido à seleção artificial.
Há, no entanto, um limite para essa variedade. A fisiologia de todos os cães, do Chihuahua ao Dogue Alemão, se baseia na fisiologia do antigo lobo.


Os cachorros têm um segundo nariz.


O segundo nariz do cão é conhecido como órgão vomeronasal, também chamado de órgão de Jacobson . O órgão de Jacobson é um receptor do tipo “olfato” que na verdade não é receptivo a odores comuns como os que os humanos podem sentir. Em outras palavras, os cães têm um nariz duplo – um que é sensível e outro que é super-sensível.

O nariz de um cão tem uma impressão única.


A impressão do nariz de um cachorro é tão única quanto a impressão digital de um ser humano e pode ser usada para identificá-los com precisão. É isso mesmo, não há 2 cães com impressões no nariz absolutamente idênticas. O Canadian Kennel Club tem usado impressões de nariz de cachorro para verificar sua identidade desde 1938.

Os cachorros por vezes fingem estar doentes para apenas chamar a atenção.



Os donos costumam dizer que seus cães aprendem a fingir que estão doentes ou feridos para obter mais atenção. Eles aprendem muito rápido, né?


Os cachorros podem reconhecer cores.


Acredita-se há muitos anos que os cães vêem tudo em preto e branco. Na verdade, os cães podem ver algumas cores, mas não tanto quanto nós. Eles vêem as cores verde, amarelo e azul, mas não conseguem reconhecer o vermelho, que eles vêem como cinza escuro.

Cães podem de fato, sorrir!



Os cães sorriem, mas nem sempre pelas mesmas razões que nós. Aparentemente, os cães sorriem para convencer seu mestre a lhes dar atenção e carinho. Mas um sorriso nem sempre significa que o cachorro está feliz, pode na verdade ser um sinal de nervosismo. Embora pareça muito fofo.

Cães só dormem de barriga para cima em lugares onde se sentem seguros.



Dormir de barriga para cima é comum apenas em animais domesticados, o que não é surpreendente, pois é uma postura muito indefesa. E até cães domesticados não vão mostrar a barriga se não se sentirem seguros e confortáveis. Mas isso não significa que, se o seu cão nunca dormir dessa forma, ele não se sinta seguro. Afinal, tudo se resumo a uma escolha pessoal.

Cães não se sentem culpados.


Muitos donos acreditam que um cão malcriado se sente culpado, mas os cientistas dizem que esse olhar culpado é apenas uma reação aos gestos e comportamento do dono naquele momento. O sentimento de culpa é uma emoção muito complexa e o cão simplesmente teme se meter em encrencas. Em algum momento, o seu cão aprendeu que se fizer esse olhar de “eu sinto muito”, seu coração se derrete.


Os cães procuram instintivamente contato com as pessoas. 


Na maioria das vezes, os instintos de um cachorrinho dizem que a melhor maneira de ele sobreviver é estar perto de um humano, geralmente seu dono. É por isso que muitos cães se sentem muito inseguros quando deixados sozinhos em casa: nesse momento, parece que foram abandonados para sempre e que ninguém mais cuidará deles.


Os cães são muito ligados às pessoas.


Muitos mamíferos são capazes de experimentar emoções, como amor, medo e ansiedade, mas os cães são conhecidos por expressar mais emoções do que qualquer outro animal. Além disso, os cães entendem a linguagem corporal humana e seu tom de voz.

Bônus:
Pessoas que têm cachorros dormem melhor à noite.



Os amantes de cães vão gostar do resultado desta pesquisa: Aparentemente, deixar o seu cão dormir no seu quarto pode ajudá-lo a ter um sono de melhor qualidade. Entretanto, deixar seu cachorro na sua cama pode não ser uma boa ideia.
 Gostou? Compartilhe!

Comentários

Postagens mais visitadas